As comemorações pelos 364 anos de Santarém começaram oficialmente nesta sexta-feira (30), com o lançamento da programação de aniversário. De 31 de maio a 3 de julho, serão 34 dias de atividades que incluem a entrega de mais de 30 obras em diferentes áreas do município. A programação prevê inauguração de escolas, quadras cobertas, unidades básicas de saúde, além de investimentos em infraestrutura urbana e rural, cultura, esporte e assistência social.
“É com muito orgulho que estamos lançando oficialmente a programação de aniversário dos 364 anos da nossa Santarém. Serão 34 dias de festa, com a entrega de obras e serviços e a realização de diversas ações espalhadas pela cidade e pelo interior”, afirmou o prefeito Zé Maria Tapajós durante a coletiva.
Entre as principais entregas estão novas unidades escolares, reformas e ampliações em escolas da zona urbana e rural, além de quadras poliesportivas cobertas. A área da saúde também será contemplada com a entrega de novas UBSs e da Policlínica, uma obra do Governo do Pará com investimento superior a R$ 25 milhões.
Com mais de 2 mil metros quadrados de área construída, a Policlínica contará com 36 especialidades médicas e serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia, ressonância magnética e raio-X. A estrutura também vai abrigar o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), que oferecerá atendimento multidisciplinar com profissionais como pediatras, psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e educadores físicos.
Outro destaque da programação é o lançamento do “Puxirum do Trabalho e da Transformação”, uma iniciativa que vai intensificar os serviços de infraestrutura viária em bairros da cidade e comunidades rurais. As máquinas que serão utilizadas nas obras serão apresentadas no dia 23 de junho, e os serviços começam oficialmente no dia 26, no bairro Alvorada.
“É um compromisso do nosso governo: oferecer melhores condições de mobilidade e trafegabilidade em nossos bairros e ramais. Por isso, vamos reunir os esforços para começar a fazer esse grande puxirum na infraestrutura urbana e rural do nosso município”, disse o prefeito.
Além das obras, a programação inclui atividades esportivas, ações de cidadania, atendimentos institucionais e uma série de eventos culturais, como o tradicional Canta Santarém e shows com artistas locais e bandas conhecidas. No dia 21 de junho, a orla em frente à Praça Tiradentes será palco de apresentações da Banda Warilou, Banda Batidão do Melody e outros artistas regionais.
A programação também mantém viva a tradição religiosa com a realização da Missa Mocoronga e encerra com a entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf, a mais alta honraria concedida pelo município.

Neste ano, os homenageados serão:
- Adriana Falconeri – presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará
- Coronel Celso Piquet – comandante do 4° GBM
- Edno Valmor Cortezia – presidente do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan)
- Maria José Maia – professora e secretária municipal de Educação
- Carlos Williams de Almeida – empresário
- Edilena Cristina Teixeira – agricultora familiar
Santarém, conhecida por sua forte identidade cultural, também reforça essa marca nas comemorações. A programação contempla guiamentos culturais com foco no patrimônio histórico, artístico, arquitetônico, etnográfico e arqueológico. “É uma forma de celebrar a história, valorizar nossas raízes e mostrar a grandeza de Santarém para as novas gerações”, concluiu Zé Maria.