Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Nota de Pesar: Dalton Valeriano

PUBLICIDADE

Foto: Alessandro Dantas/ Ministério do Meio Ambiente

A Amigos da Terra – Amazônia Brasileira manifesta profundo pesar pelo falecimento do pesquisador Dalton Valeriano e expressa solidariedade aos familiares, amigos e colegas.

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, lamentamos a perda de um importante representante da luta ambiental. Dalton Valeriano coordenava o Programa Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e foi um defensor incansável da conciliação entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico.

Formado em biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em sensoriamento remoto pelo INPE e doutor em geografia pela University of California, nos Estados Unidos, Dalton foi um dos criadores dos sistemas de monitoramento da Amazônia, que hoje divulgam alertas de desmatamento mensais (DETER), além da taxa consolidada anual (PRODES), vitais para o monitoramento e definição de políticas de proteção das florestas na Amazônia.

Valeriano deixa um legado na defesa da transparência dos dados, na produção de conhecimento científico e na luta pelo desmatamento zero na Amazônia. Grande especialista na observação da alteração do uso do solo por sistemas de sensoriamento remoto e pioneiro no uso de imagens de satélite para esse fim Dalton, como definiu um amigo próximo a ele, “…ele foi fazer observação da Terra lá de cima…”.

O post Nota de Pesar: Dalton Valeriano apareceu primeiro em Amigos da Terra – Amazônia Brasileira.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima