Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado da COP 30, que vai selecionar quase 4 mil pessoas para atuar durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém. O evento está marcado para acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro.
As vagas são destinadas a moradores de Belém e Região Metropolitana. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site Voluntários COP-30, até o dia 5 de junho.
Podem participar pessoas com ensino médio completo, ensino superior ou que estejam cursando graduação. Para concorrer, é preciso ter conhecimento de inglês nos níveis intermediário, avançado ou domínio pleno. Do total de 3.946 vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência e 20% a indígenas e quilombolas.
Antes de atuar na conferência, os selecionados passarão por um curso de capacitação com 120 horas de aulas. O conteúdo será dividido em seis módulos e abordará temas como mudanças climáticas, turismo e comunicação intercultural. Durante o evento, os voluntários terão alimentação, transporte e uniforme completo.
O time de voluntários será responsável por atividades como recepção de delegações, orientação sobre deslocamentos, acessibilidade, localização de pontos de ônibus e apoio ao público em geral.
A vice-governadora Hana Ghassan, que também preside o Comitê Estadual da COP 30, afirmou que o programa é uma oportunidade de preparar os jovens para o futuro:
“O nosso objetivo maior é capacitar a nossa gente, capacitar os nossos paraenses. Esse programa do voluntariado vem se somar ao programa Capacita COP 30, onde nós podemos fazer a inclusão das pessoas no mercado produtivo, a inclusão das pessoas no mercado de trabalho. Sabemos que o primeiro emprego muitas vezes é difícil, porque é exigido alguma experiência. Com esse programa de voluntariado, vocês terão uma experiência para poder ajudar cada um a conquistar a sua vaga no mercado de trabalho mais fácil.”
O secretário extraordinário da COP 30, Valter Correia, destacou a importância do programa: “O Capacita é o maior programa de capacitação já realizado no estado do Pará e agora, através do programa de voluntariado, que vai ajudar não apenas aquele jovem a conseguir uma experiência profissional para ir ao mercado de trabalho, vai deixar um legado de aprendizado, vai impactar de forma positiva na vida desses jovens.”
A estudante Cleide Camile, de 20 anos, que concluiu três cursos oferecidos pelo Capacita COP 30, disse estar empolgada para participar como voluntária:
“Fico muito feliz em poder me qualificar, melhorar meu inglês e aprender coisas novas. Quero poder trabalhar na COP, ajudar. O mundo vai conhecer nossa cidade e hospitalidade.”