A capital do Amapá vai conhecer, nesta terça-feira, 10, os resultados da pesquisa Cultura nas Capitais, iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte que mapeou os hábitos culturais em todas as capitais brasileiras. Pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais e demais interessados poderão conhecer os dados que indicam quais as preferências culturais dos moradores de Macapá.
As informações serão apresentadas em evento gratuito no Centro de Cultura Negra do Amapá, a partir das 14h, com participação aberta ao público mediante inscrição prévia no site (https://agenciagalo.com/arquivo/cultura_capitais/). As vagas são limitadas e sujeitas à lotação do local – haverá certificado de participação para quem acompanhar o evento. Ao todo, foram realizadas 19,5 mil entrevistas presenciais nas 26 capitais e no Distrito Federal, revelando o perfil de quem acessa e não acessa atividades culturais. Em Macapá, os pesquisadores entrevistaram 600 pessoas.
O evento na capital do Amapá vai ser dividido em duas mesas de debate. No primeiro momento, com o tema Acesso à cultura nas capitais – Desigualdade e diversidade, participam Marina Beckman, secretária adjunta de fomento e gestão cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AP); Caetano Bentes, presidente da Fundação Municipal de Cultura de Macapá; e Elisia Congó, coordenadora do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos.
Na sequência, os convidados irão debater os hábitos culturais em Macapá: Música, espaços e eventos. Estão confirmadas as presenças de Ana Vidigal, produtora audiovisual; Josimar Barros, designer e gestor cultural; e Laura do Marabaixo, produtora e educadora.
O projeto tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Também contou com a parceria da Fundação Itaú. Os seminários para a apresentação dos dados vão ocorrer em todas as capitais ao longo de 2025. 14h às 14h30 Credenciamento e café
14h30 às 14h40 Abertura , 14h40 às 16h, mesa 1 – Acesso à cultura nas capitais > Desigualdade e diversidade. Marina Beckman (Secr. Adj. de Fomento e Gestão Cultural da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/AP), Caetano Bentes (Presidente da Fundação Municipal de Cultura de Macapá) , Elisia Congó (Coordenadora do Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos). 16h às 16h15 Intervalo – Café, 16h15 às 18h, mesa 2 – Hábitos culturais em Macapá: Música, espaços e eventos, Ana Vidigal (Produtora audiovisual), Josimar Barros (Designer e gestor cultural), Laura do Marabaixo (Produtora e educadora), Sobre a JLeiva Cultura & Esporte .
Consultoria especializada em concepção, planejamento, execução, análise e disseminação de dados e informações sobre o setor cultural no Brasil. Conduz estudos, mapeamentos e benchmarking para empresas privadas, instituições públicas e organizações sociais com atuação em cultura e esporte — como Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Vale, British Council, Vale, Nike, Museu do Amanhã e Instituto Goethe. Desde 2010, realiza pesquisas de hábitos culturais, consolidando-se como referência nessa área. (Texto:Thiago Soeiro | tgsoeiro@gmail.com 96 981404994 – assessoria de imprensa local).
***************************
Sou mãe preta e sonhei com Zumbi
Dizendo pra mim que meus ancestrais
Nasceram das caravelas
De remos que vinham para cá…
Mayara Braga/Zé Maria Cruz
***************************
Arraiá
Arraiá Du Parque Meio o Mundo, realizado pela Prefeitura de Macapá, vai acontecer de 12 a 15 de junho, às 19h, na Praça Meio do Mundo, na dispersão do sambódromo. Quadrilhas juninas tradicionais e estilizadas estão na disputa.
Enredo
Boêmios do Laguinho anunciou seu enredo para o carnaval de 2026: ‘Sodoma e Gomorra – Do Pecado à redenção’. Um mergulho profundo na jornada humana entre o desejo e o juízo, entre a queda e o renascimento.
Sacaca
Enredo da Mangueira 2026, Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra’, vem sendo destaque em todo o Brasil. O tema mergulha na história afro-indígena do extremo norte do país a partir das vivências de Mestre Sacaca.
O enredo é assinado pelo carnavalesco da agremiação Sidnei França. E dá início ao triênio do centenário da agremiação.
Marabaixo
Dia Estadual do Marabaixo é comemorado todo 16 de junho. Uma programação educacional e festiva vai acontecer para celebrar a data em homenagem a mais autêntica e representativa manifestação cultural do estado.
Poesia e música
Poeta amapaense, Pedro Stkls tem um belo projeto que junta poesia e música com muita qualidade.
O talentoso artista tem uma linguagem regional em suas obras com pitadas do tempero amazônico.
Ficou top
A música ‘Pérola Azulada’ gravada pelo grupo Gente de Casa, na versão samba, ficou top. A obra é autoria de Zé Miguel e Joãozinho Gomes.
Referência
O sambista Francisco Lino da Silva é a grande referência do samba amapaense. O maior compositor de Boêmios do Laguinho.
Fundador, carnavalesco, presidente, diretor, cantor, conselheiro, presidente de honra, etc.. Merece o nosso respeito e reconhecimento. #SalveOLino.
**********************************