Começou nesta quarta-feira (15) e segue até 13 de junho a campanha de atualização de cadastro de animais em propriedades rurais do Pará. A ação é promovida pela Adepará e tem como objetivo manter o controle sanitário do rebanho após a retirada da vacina contra febre aftosa no estado.
Durante o período, produtores rurais ou seus representantes legais devem procurar a unidade da Adepará mais próxima levando documento oficial e a relação completa dos animais existentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, suínos, aves, equinos, caprinos, ovinos, entre outros.
A atualização do cadastro é obrigatória e substitui o controle que antes era feito no momento da vacinação. Quem não fizer pode ser impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), além de sofrer outras sanções administrativas.
A medida faz parte das exigências do Ministério da Agricultura e do código sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal. O Marajó é a única região do estado onde a atualização não será feita nesta etapa da campanha.