Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Os caminhos para a valorização do professor

PUBLICIDADE

os-caminhos-para-a-valorizacao-do-professor

A valorização da carreira do­cente é um dos pilares de atuação da Cogna, maior empresa de edu­cação do Brasil, que acompanha de perto e incentiva a jornada pro­fissional dos professores, com di­versas ferramentas de aperfeiçoa­mento e desenvolvimento. “Nossa capilaridade e escala permitem apoiá-los desde a formação inicial até a continuada, passando pelo suporte pedagógico em sala de aula, tanto na rede pública quan­to na rede privada”, diz o CEO da empresa, Roberto Valerio.

As instituições de ensino supe­rior da Cogna foram responsáveis por formar 10% dos professores de educação básica diplomados no País no ano passado. Um novo e relevante avanço foi a união ao Singularidades, melhor faculdade privada de Pedagogia, segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), com nota máxima por três vezes seguidas.

Em relação ao suporte pe­dagógico, um dos destaques é o Profs, o Programa de Formação Continuada da Somos Educa­ção, disponível para 165 mil pro­fessores. A plataforma tem mais de 100 cursos autoinstrucionais voltados a todos os segmentos, da educação infantil ao ensino médio, incluindo temas para equipes gestoras, a exemplo de inclusão, educação digital, práti­cas pedagógicas, neurociência e desenvolvimento socioemocio­nal. Com duração entre quatro e 30 horas, os cursos já tiveram 54 mil inscrições em 2025, com 37 mil certificações emitidas até o momento.

Walter Souza, professor da Faculdade Anhanguera; as instituições de ensino superior da Cogna foram responsáveis por formar 10% dos professores de educação básica diplomados no País no ano passado.
Walter Souza, professor da Faculdade Anhanguera; as instituições de ensino superior da Cogna foram responsáveis por formar 10% dos professores de educação básica diplomados no País no ano passado.

Impacto na sala de aula

A Cogna também atua forte­mente em inovação pedagógica por meio do Plurall, solução educacional que atende cerca de 3 milhões de alunos e 165 mil professores, em mais de 13,5 mil escolas. Com apoio da inteligên­cia artificial, o recurso propor­ciona aos professores a criação de planos de aula detalhados, com introdução, desenvolvi­mento, atividades de fixação, banco de questões, lições de ca­sa, vídeos, imagens e apresen­tações, sempre respeitando o perfil de cada turma.

Na rede pública, a Cogna está presente em mais de 5 mil municípios brasileiros, com a distribuição de mais de 30 mi­lhões de livros didáticos por meio do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Oferece, também, aces­so gratuito ao E-Docente, pla­taforma criada pelas editoras Ática, Saraiva e Scipione, voltada à formação e à atualização de professores da rede pública. O portal já soma mais de 450 mil educadores inscritos.

“O mais relevante é que con­seguimos levar educação de qua­lidade para todo o País, sem re­nunciar à personalização. Por meio da curadoria pedagógica e da análise de dados, adaptamos recursos e estratégias às necessi­dades específicas de cada turma, cada professor, cada rede”, ava­lia o CEO. “É assim que a Cogna coloca a tecnologia a serviço do educador, com impacto real em sala de aula.”

Horizontes ampliados

Sendo uma empresa de edu­cação feita por educadores, a Cogna soma 8.300 docentes no seu quadro de funcionários, o que corresponde a quase um terço do total de colaboradores. Esses professores ocupam posi­ções diversas dentro da compa­nhia, desde a docência até car­gos de coordenação pedagógica, curadoria de conteúdo didático, formação de professores, pro­dução de materiais didáticos e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à aprendizagem.

“Valorizar a profissão do­cente, para nós, é oferecer novas perspectivas de atuação, ampliar horizontes de carreira e conec­tar os professores aos desafios e possibilidades do século 21”, observa Valerio. “Queremos que o professor que entra na Cogna não apenas tenha um emprego, mas encontre um ambiente on­de possa crescer, se atualizar e ser protagonista da transforma­ção educacional do País.”

Para apoiar o crescimento desses profissionais, a empresa investe continuamente em for­mação e atualização, a exemplo das Semanas Acadêmicas do Ensino a Distância (EaD), rea­lizadas semestralmente. Uma novidade é a recém-lançada Pós-Graduação em Metodolo­gias Ativas para a Educação Su­perior, pensada especialmente para os docentes da Cogna.

Sempre atenta à evolução da tecnologia, a empresa mantém um portal específico com tri­lhas de capacitação sobre fer­ramentas digitais e inteligência artificial aplicada à educação. O principal objetivo é liberar o docente das tarefas operacionais para que possa se dedicar àqui­lo que realmente transforma: o olhar atento, o acompanhamen­to individualizado e a inspiração em sala de aula.

Selma Carrapeiro, professora da rede privada; solução educacional da Cogna usa inteligência artificial para proporcionar aos professores a criação de planos de aula detalhados
Selma Carrapeiro, professora da rede privada; solução educacional da Cogna usa inteligência artificial para proporcionar aos professores a criação de planos de aula detalhados

Educador Nota 10

Um dos maiores símbolos do compromisso da Cogna com a valorização e o protagonismo docente é o Prêmio Educador Nota 10. A 27ª edição, neste ano, teve mais de 4 mil projetos inscritos, de todas as partes do País. Os nove finalistas apre­sentaram iniciativas diversas, como o reaproveitamento de re­síduos em comunidades quilombolas, experiências sensoriais com bebês no universo marinho, clubes de leitura antirracista e intercâmbios internacionais mediados por tecnologia.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima