Formar bons médicos nunca foi tão desafiador. A rotina intensa, a necessidade constante de atualização, principalmente com as novas tecnologias, e os desafios de saúde mental exigem uma formação potente e cada vez mais personalizada.
É nesse contexto que a Afya, maior ecossistema de educação e soluções para prática médica do Brasil, tem se destacado: o grupo acaba de emplacar 19 cursos de Medicina no Guia da Faculdade 2025 do Estadão, que avalia instituições com alunos já graduados. Por exemplo, no Tocantins, o curso da Afya Palmas foi o que recebeu a melhor avaliação em todo o Estado. No Rio de Janeiro, a Afya Unigranrio foi a melhor entre as privadas. Em Minas Gerais, Bahia e Rondônia, os cursos do grupo também estão entre os melhores desses Estados. Um reflexo do trabalho que vai muito além da graduação.

Presente em todas as regiões do País, a Afya soma mais de 24 mil médicos formados desde 1999. “Trabalhamos com um modelo pedagógico integrado, construído com base nas principais referências educacionais nacionais e internacionais, o que nos garante excelência acadêmica, rigor técnico e uma experiência educacional qualificada em todas as nossas unidades. Isso significa que a qualidade Afya não está concentrada em uma ou outra instituição. Ela é sistêmica, replicável e sustentada por processos sólidos”, explica Virgílio Gibbon, CEO da Afya.
Outro grande diferencial da Afya é a vivência clínica desde o primeiro período, sempre focada e centrada nos pacientes – por meio das parcerias com mais de 600 hospitais, ambulatórios e prefeituras, que possibilitam campo de prática para os estudantes, além de contato muito próximo com a assistência e a população. Desde 2019, foram cerca de 3 milhões de atendimentos gratuitos de saúde em cidades brasileiras.
A tecnologia também ganha protagonismo entre seus mais de 25 mil alunos de Medicina. A Afya é a única instituição brasileira a ter três centros de simulação em saúde acreditados pela Society for Simulation in Healthcare (SSH), principal referência internacional na área. Associada a plataformas digitais e a ferramentas de inteligência artificial (IA), a tecnologia ajuda a simular atendimentos, rotinas clínicas e procedimentos, apoiando o raciocínio e a decisão clínica e personalizando os estudos de forma inédita.
“O objetivo é que o estudante pratique o máximo possível para desenvolver técnica, segurança e agilidade antes de atender pacientes reais”, explica Gibbon. “Nosso futuro é formar um médico que não compete com a tecnologia, mas que a domine para ser mais assertivo, mais eficiente e, acima de tudo, mais empático.”
Alto investimento em tecnologia
Como a inovação está no cerne da atuação da Afya, o grupo vem ampliando seu portfólio de soluções baseadas em inteligência artificial para acompanhar o médico em toda a sua jornada de formação e prática. Entre os lançamentos mais recentes está o Whitebook Assist, ferramenta conversacional que combina IA com o conhecimento de mais de 200 médicos especialistas responsáveis pelo conteúdo clínico do aplicativo.
Segundo o médico cardiologista Ronaldo Gismondi, doutor em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e editor-chefe do Afya Whitebook, todo o conteúdo é elaborado com rigor técnico e base científica. “Nossa equipe de médicos conteudistas se apoia em artigos científicos de alta confiabilidade, que passam por um processo criterioso de validação para assegurar que cada recomendação esteja correta e atualizada”, explica. Disponível também no ChatGPT, a solução oferece uma camada adicional de segurança ao atendimento, reduzindo em até 20% as chances de erros de conduta.
Outro avanço é o iClinic Assist, solução que utiliza IA para registrar e transcrever consultas automaticamente com alto nível de precisão, liberando o médico para dedicar mais tempo ao cuidado do paciente. De acordo com o grupo, a tecnologia pode reduzir em até 40% o tempo gasto com tarefas administrativas, contribuindo para um atendimento mais humano, atento e seguro.
Já a Afya Receita Pro leva a prescrição digital a um novo patamar ao permitir que o médico emita receitas e pedidos de exames por voz ou fotos, de forma rápida e segura. Integrada ao WhatsApp e ao smartwatch, ela amplia a mobilidade e reduz a burocracia do atendimento. A solução também diminui erros de transcrição e facilita o acesso do paciente às orientações prescritas.
Somente em 2025, 55 milhões de consultas médicas utilizaram ferramentas da Afya para apoiar decisões clínicas e melhorar a experiência dos pacientes, impactando 42 milhões de pessoas, um quinto da população brasileira.
Educação continuada em cursos e inovação
A atenção ao aluno não termina após os seis anos da graduação em Medicina. O grupo acompanha o médico em sua jornada da graduação até a especialização e a prática clínica, garantindo constante atualização profissional. “Atualmente vemos um ritmo crescente de geração de conteúdo na área médica, que tem dobrado aproximadamente a cada 73 dias, explica Gibbon. “O mundo exige profissionais capazes de interpretar dados, utilizar tecnologia de forma crítica e integrar inovação ao raciocínio clínico. E a Afya já entendeu isso.”

O grupo mantém 25 unidades de educação continuada em todas as regiões do País, com cursos em mais de 18 especialidades e 70 programas de atualização, além de uma frente dedicada aos cursos preparatórios para residência e provas de título. “Quando um aluno decide estudar Medicina na Afya, ele passa a integrar um ecossistema que o acompanha em toda a sua evolução, da sala de aula às soluções que fortalecem sua formação e sustentam sua prática profissional”, explica o executivo.
Vestibular 2026
Com uma trajetória marcada pela integração entre tecnologia e medicina, a Afya segue avançando em soluções que fortalecem a formação médica. A partir de 2026, todos os estudantes terão acesso gratuito ao Afya Whitebook, ferramenta de IA para suporte clínico, ao Afya Play, plataforma que reúne conteúdos de apoio ao estudo, e ao curso tecnólogo Afya Ciência de Dados e Saúde Digital, que permite ao aluno optar por uma dupla graduação, ampliando sua competitividade no mercado. Além disso, os acadêmicos têm descontos em cursos de pós-graduação, aprimoramento e atualização oferecidos pela Afya Educação Médica.
O processo seletivo para Medicina está aberto, com vagas distribuídas em 27 unidades da Afya, em 14 Estados. A prova acontece em 25 de janeiro de 2026, e os candidatos ainda têm a opção de ingresso por nota do Enem, segunda graduação ou transferência externa, conforme critérios detalhados no site facamedicina.afya.com.br.