Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Fulbright oferece bolsa para professores de inglês nos EUA

PUBLICIDADE

fulbright-oferece-bolsa-para-professores-de-ingles-nos-eua

Programa DAI é voltado a professores de língua inglesa do ensino médio da rede pública; adesão das Secretarias de Educação vai até 10/02.

Parceria da Comissão Fulbright com o Conselho das Secretarias Estaduais de Educação (CONSED), o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – Fulbright DAI), está com as inscrições abertas. Destinado a professores de língua inglesa, com atuação no ensino médio da rede pública, esta é uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas.

O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e uso de tecnologias em educação, além de estágio supervisionado em escola de ensino médio para os participantes interagirem e praticarem seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos. As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2027.

Participação das Secretarias de Educação

As Secretarias Estaduais de Educação serão convidadas por meio de mensagem conjunta da Comissão e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) para participar do FULBRIGHT DAI. As Secretarias interessadas deverão enviar, até 10 de fevereiro de 2026, mensagem para o CONSED, com cópia para fulbrightdai@fulbright.org.br confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato. É fundamental que a Secretaria ofereça a garantia de que caso tenha um ou mais de seus professores selecionados na etapa internacional, os mesmos sejam efetivos, não podendo estar em estágio probatório, e que obtenham licença para participar integral e ativamente desse intercâmbio de um semestre acadêmico nos EUA.

Seleção estadual

Cada secretaria participante indica até dois professores de seu estado para a seleção nacional conduzida pela Comissão Fulbright. Para tal, deverá divulgar o programa entre os professores efetivos de inglês do ensino médio da rede pública estadual e/ou municipal do estado, disponibilizando as informações sobre o programa, as inscrições e o processo seletivo interno.

Seleção nacional

A seleção nacional ocorrerá em três fases. Na primeira, um comitê de especialistas indicado pela Comissão Fulbright e pelo CONSED avaliará as candidaturas encaminhadas pelas Secretarias de Educação. Na segunda etapa, os professores aprovados realizarão teste de proficiência em inglês (TOEFL ITP ou IBT), com voucher gratuito. Na fase final, candidatos que atingirem a pontuação mínima exigida no TOEFL passarão por entrevistas. Até quatro professores serão selecionados para a etapa internacional do processo, a ser realizada nos Estados Unidos.

Seleção internacional

Na seleção internacional, as candidaturas dos países participantes serão avaliadas por um comitê de especialistas em educação em Washington, D.C., que encaminhará as recomendações para aprovação final do J. William Fulbright Foreign Scholarship Board. A escolha dos professores vai levar em conta sua trajetória acadêmica e profissional, sua experiência educacional e o impacto do projeto proposto.

Mais informações e edital completo do programa AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais

Entre em contato: tissen@atissen.com.br

Siga o Blog da Tissen no LinkedinInstagram, e Facebook.

Fonte: Fulbright Brasil

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima