Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins!

PUBLICIDADE

cultura-popular:-curiosidades-sobre-a-ilha-encantada,-parintins!

Além de ser conhecida como a ilha encantada, Parintins tem a fama contagiante por seu grandioso Festival Folclórico dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido. Turistas se encantam por sua riqueza cultural, que vai além do duelo para a divisão de cores da cidade, com torcidas extremamente dedicadas ao seu boi favorito, explorando o melhor da fauna e flora, lendas e amostras de tradições.

No 58º Festival, a cidade teve a chance de mostrar mais uma vez que está sempre preparada para receber turistas do mundo inteiro, sendo acolhedora entre hospedagens, culinária e também através da festa dos visitantes, que é um evento especial para quem visita a ilha. O parintinense não espera até junho para mostrar seus talentos: artistas estão o ano todo de prontidão com seus projetos de alegorias, dançarinos dispostos a ensaiar as toadas quantas vezes for preciso para ensinar quem os visita, artesãos com inúmeras peças indígenas para encantar quem as adquire, e moradores sempre favoráveis a mostrar suas linguagens, costumes e tradições.

O início

“O festival foi oficializado em 1965 por um grupo de amigos ligados à Juventude Alegre Católica (JAC), com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins. No primeiro ano, vinte e duas quadrilhas se apresentaram, mas os bois Caprichoso e Garantido ainda não participavam do evento. Em 1966, os dois bois foram convidados a participar do festival, e ambos participaram juntos pela primeira vez. A partir desse momento, a rivalidade entre Garantido e Caprichoso se intensificou, e em 1975, a organização do festival passou a ser responsabilidade da Prefeitura de Parintins. O local do evento foi transferido para o Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes – conhecido como Bumbódromo, inaugurado em 1988.”
Fonte: festivaldeparintins.com.br

ECONOMIA LOCAL

Parintins, por ser uma cidade turística, tem ganhos significativos no nicho da economia criativa. Segundo o MinC (órgão do governo brasileiro responsável por formular e executar as políticas nacionais de cultura e artes), a tradição cultural em 2024 gerou cerca de 2,4 mil empregos diretos e 24 mil indiretos, trazendo diversos benefícios para trabalhadores da área cultural interna ou áreas afins, como artesãos, costureiras, pintores, tricicleiros, marceneiros e técnicos de som. Para este ano, a expectativa é de superar esses números, com maior impacto financeiro e social para a cidade.

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia

Definição: “A Economia Criativa contempla as dinâmicas culturais, sociais e econômicas construídas a partir do ciclo de criação, produção, distribuição/circulação/difusão e consumo/fruição de bens e serviços oriundos dos setores criativos.

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia

São aqueles cujas atividades produtivas têm como processo principal um ato criativo, gerador de um produto, bem ou serviço, cuja dimensão simbólica é determinante do seu valor, resultando em produção de riqueza cultural, econômica e social.”
Fonte: senado.com.br

 

Pré-festival na cidade inteira

Os festejos não acontecem somente na arena. Quem não consegue entrar no Bumbódromo para assistir de perto pode acompanhar as movimentações nas praças e ruas. Por exemplo, do dia 26 ao dia 29 de junho, acontece o Fun Fest na Praça Digital, com várias atrações, trio elétrico Panavoeiro (que começa na Orla e termina na Praça da Catedral), Mata Toada no centro e muito mais!

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia

Curiosidades sobre o Festival de Parintins

Bumbódromo:
O local onde os bois se apresentam (Arena) tem o formato da cabeça de um boi, com chifres e orelhas.

 

Patrimônio cultural:
O Festival de Parintins é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia
Camisas personalizadas, pintadas à mão, são características marcantes da cidade por serem criações exclusivas dos Artistas da ilha. Produzida pelo Artista Plástico Sérgio Prata

Durante as três noites de espetáculo no Bumbódromo, 21 itens são defendidos por cada boi, divididos em três blocos:

  • Bloco A: Comum/Musical

  • Bloco B: Cênico/Coreográfico

  • Bloco C: Artístico

Itens avaliados:

  • Apresentador

  • Levantador de toadas

  • Marujada/Batucada

  • Ritual indígena

  • Porta-Estandarte

  • Amo do boi

  • Sinhazinha da Fazenda

  • Rainha do Folclore

  • Cunhã-poranga

  • Boi-Bumbá Evolução (Tripa do Boi)

  • Toada (Letra e música)

  • Pajé

  • Povos indígenas

  • Tuxauas

  • Figura Típica Regional

  • Alegorias

  • Lenda Amazônica

  • Vaqueirada

  • Galera

  • Coreografia

  • Organização do Conjunto Folclórico

Cada bloco é julgado por um grupo de três jurados com especializações voltadas para as necessidades de cada categoria, sendo pré-requisito possuir referencial teórico em folclore e trabalhos voltados para manifestações folclóricas e culturais brasileiras.
Fonte: G1 – Festival de Parintins

A tradição das cores

Na disputa entre os dois bois, há duas cores representando a rivalidade: azul (Boi Caprichoso) e vermelho (Boi Garantido). Tradicionalmente, a cidade é dividida ao meio por essas cores — o Bairro da Francesa representa o lado azul, enquanto o Garantido é representado pela cor vermelha na Baixa do São José.

Ainda sobre as cores, o comércio local adota elementos visuais representativos para atrair turistas: faixas de pedestres, placas de sinalização, comerciais digitais, vitrines de lojas e embalagens de produtos carregam essas cores emblemáticas.

Triciclo – Meio de transporte usado em Parintins

O triciclo é um meio de transporte que marca a experiência do turista na cidade. Reconhecido como um símbolo da economia local e identidade cultural, ele reflete a vivência da comunidade. O vereador Flávio Farias (UB) teve seu projeto de lei sancionado pelo Executivo Municipal, tornando o triciclo Patrimônio Cultural e Material de Parintins.
Fonte: Câmara Municipal de Parintins

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia
@parintinsoficial

O Boi Garantido se consagrou campeão do 58º Festival Folclórico de Parintins, com um total de 1.259 pontos, superando o Boi Caprichoso por 1,1 ponto, que somou 1.257,9 pontos na apuração final. A apuração aconteceu nesta segunda-feira (30/06), no Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus).

Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Garantido conquistou seu 33º título com uma apresentação dividida em três atos, com temáticas distintas por noite: “Somos o Povo da Floresta”, “Garantido, Patrimônio do Povo” e “Garantido, o Boi do Brasil”.
Fonte: Festival de Parintins 2025

CULTURA POPULAR: Curiosidades sobre a ilha encantada, Parintins! - News Rondônia

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima