Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Evento ‘Educação em Transformação’, do Estadão, discute o futuro das novas gerações

PUBLICIDADE

evento-‘educacao-em-transformacao’,-do-estadao,-discute-o-futuro-das-novas-geracoes

Uma educação básica de qualidade e um ensino superior que prepare as futuras gerações para os novos desafios da sociedade vão ser discutidos no evento Educação em Transformação, promovido pelo Estadão nesta segunda-feira, 29.

O fórum, que faz parte das comemorações dos 150 anos do jornal, terá painéis sobre educação infantil, inteligência artificial, ensino técnico, impacto das redes sociais, entre outros.

O evento será das 9h às 16h30 no auditório do Museu do Ipiranga, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Estadão. As inscrições são gratuitas pelo site www.educacaoestadao150.com.br, onde é possível também conhecer a programação completa.

O keynote speaker será o professor da Universidade de Stanford (EUA) Eric Bettinger, que falará sobre como mudar o estigma e juntar governo, setor produtivo e educação para oferecer um ensino profissional e tecnológico que contribua para o desenvolvimento do País.

Educação das crianças de 0 a 6 anos é um dos temas do evento promovido pelo 'Estadão'.
Educação das crianças de 0 a 6 anos é um dos temas do evento promovido pelo ‘Estadão’.

A secretária de educação básica do Ministério da Educação (MEC), Katia Schweickardt, o diretor de políticas públicas do Todos pela Educação, Gabriel Correa, e a diretora de projetos da Fundação Bracell, Filomena Silva, estarão na primeira mesa, que vai discutir os desafios para um atendimento de qualidade para crianças de 0 a 6 anos.

O impacto das novas tecnologias e das redes sociais nas novas gerações vão ser debatidos em seguida por Catarina Fugulin, do Movimento Desconecta, Julia Sant’Anna, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, e Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta.

Como a inteligência artificial impacta a forma como se aprende e se ensina atualmente? Este é o tema da palestra de Ig Ibert Bittencourt, pesquisador da Universidade Federal de Alagoas e coordenador da Cátedra da Unesco de IA.

O evento terá também falas de abertura do diretor de Jornalismo do Grupo Estado, Eurípedes Alcântara, do reitor da Universidade de São Paulo (USP), Gilberto Carlotti Júnior, e do secretário municipal de Educação de São Paulo, Fernando Padula, representando o prefeito Ricardo Nunes.

A programação da tarde do Educação em Transformação discutirá ainda os desafios atuais do ensino superior, como atratividade dos jovens, educação a distância e a modernização dos currículos, com as pesquisadoras da USP Marcia Lima e Roseli de Deus, além do presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), João Mattar, e o representante do Semesp Marcio Sanches.

O evento se encerra com um debate sobre o dinheiro da educação, com temas como Fundeb, Pé-de-Meia e parcerias pública-privadas, com o professor da Fundação Getulio Vargas Gustavo Fernandes, o diretor do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Martins Faria, e o diretor-presidente da Astra Infraestrutura e Concessões Educacionais, José Aliperti.

Dois debates online na TV Estadão realizados na semana passada completaram a programação. Eles abordaram a educação integral e a formação de professores. Os vídeos podem ser acessados no YouTube do Estadão por meio deste link.

O Educação em Transformação tem o patrocínio da Fundação Itaú e do Sesi São Paulo, e o apoio da Inteegra e do Lemann Center. É realizado em parceria com Estadão Blue Studio, Estadão Acessos, Estadão Blue Studio Influency, Rádio Eldorado e Paladar.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima