Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Intimidação ao Brics: Lula rebate Trump e critica ameaça tarifária

PUBLICIDADE

intimidacao-ao-brics:-lula-rebate-trump-e-critica-ameaca-tarifaria

Notícias

Repórter Brasil 07/07/2025 – 19:00

O encontro do Brics virou alvo de mais uma ameaça de retaliação do presidente dos Estados Unidos. Em uma rede social, Donald Trump afirmou que qualquer país que se alinhar ao que ele chamou de “política antiamericana do Brics” vai ter uma taxação adicional de 10%, e que não há exceção a essa regra.

Essa reação de Trump veio logo depois da declaração do bloco, formado por 11 países, contra as políticas de protecionismo, como as taxações do próprio Trump, que já vêm sendo anunciadas há algum tempo.

O presidente Lula foi questionado sobre esse assunto. Ele afirmou que a decisão de Trump não causou preocupação durante a reunião do Brics. Segundo o presidente, ele avaliou que a declaração de Trump foi irresponsável.

“Eu acho muito, acho muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. Sinceramente, tem outras coisas e outros fóruns para um presidente de um país do tamanho dos Estados Unidos falar com outros países. Ele precisa saber que o mundo mudou, sabe? Não queremos imperador. O Brics não nasceu para afrontar ninguém. O Brics quer apenas ser um outro modelo, um outro modo de fazer política, uma coisa mais solidária.”

“Dê palpite na sua vida, não na nossa” 

Também hoje o presidente dos Estados Unidos afirmou que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro é alvo de perseguição aqui no Brasil e disse que ele “não tem culpa de nada. Donald Trump prometeu acompanhar de perto tudo relacionado a Jair Bolsonaro e disse que vai seguir esse caso.

Quando Lula foi questionado sobre o assunto, afirmou que o Brasil tem leis e regras que precisam ser respeitadas. Em uma rede social, Lula declarou que a defesa da democracia no Brasil é um assunto que compete aos brasileiros e que o país não aceita interferência ou tutela de quem quer que seja.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se pronunciou e disse que o norte-americano deveria cuidar dos problemas do seu país e não tentar interferir no processo judicial brasileiro.

07/07/2025 – 20:15

Tags: 
Brics 2025 Bolsonaro Donald Trump Brics

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima