Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Operação Sossego resulta em 20 motos apreendidas e 4 detenções em Oriximiná

PUBLICIDADE

Ação conjunta das forças de segurança atuou em pontos críticos da cidade e também fez abordagens educativas com jovens e adolescentes.

Na madrugada de domingo (8), uma ação estratégica mobilizou diferentes forças de segurança em Oriximiná. Denominada de Operação Sossego, a iniciativa foi motivada pelo aumento significativo de denúncias relacionadas à perturbação do sossego público e condutas de risco, especialmente durante o período noturno. O objetivo foi claro: restabelecer a ordem e garantir a segurança coletiva da população, com foco na prevenção e repressão a práticas ilegais.

Foto: SEMUSP/PMO

As ações foram concentradas em pontos estratégicos e considerados críticos da cidade, onde frequentemente são registrados episódios de desordem e aglomeração. O primeiro ponto abordado foi a Travessa Carlos Maria Teixeira, onde uma denúncia indicava o uso de aparelhagem sonora em volume excessivo dentro de um veículo. A situação foi confirmada no local e prontamente resolvida pelas autoridades.

Foto: SEMUSP/PMO

Em seguida, as equipes se deslocaram para o Complexo Esportivo. No local, dezenas de motocicletas estavam estacionadas de forma irregular. Após verificação, sete veículos com irregularidades foram removidos. Ainda nesse ponto, a Polícia Militar e a Polícia Civil efetuaram duas detenções por desacato.

A operação continuou na Praça Santo Antônio, onde dois indivíduos em uma motocicleta tentaram fugir das autoridades. A perseguição seguiu até a rua 24 de Dezembro, em frente à quadra Princesa do Trombetas (Orla). Os suspeitos foram abordados: tratava-se de dois adolescentes, em uma moto com descarga adulterada, sem habilitação e documentação. Um dos menores, de 14 anos, foi liberado; o outro, que alegou ter 18 anos, foi conduzido à Unidade Integrada de Polícia (UIP), onde se constatou que tinha 17 anos. A motocicleta foi removida pela COMTRAN.

No retorno à Praça Santo Antônio, as equipes encontraram diversos menores consumindo bebidas alcoólicas e fumando. Durante revistas, a Polícia Militar encontrou uma arma branca com um adolescente. As bebidas foram apreendidas, e os jovens foram orientados a recolher o lixo produzido e retornar para suas residências. Ainda na praça, duas motocicletas com descarga adulterada, documentação vencida e condutores não habilitados foram apreendidos.

A última etapa da operação ocorreu na Orla do Iripixi, onde foram removidas nove motocicletas. Também houve duas novas detenções por desacato, envolvendo um homem e uma mulher de 22 anos, esta última apresentada na UIP pela Guarda Municipal.

Balanço da Operação Sossego

Ao todo, a ação resultou em:

  • 20 motocicletas removidas por irregularidades
  • 4 detenções por desacato à autoridade
  • 1 arma branca apreendida com menor
  • Diversas abordagens educativas e preventivas envolvendo adolescentes em situação de risco

Integração e prevenção

Além da repressão a práticas ilegais, a operação teve caráter preventivo e educativo. Jovens e adolescentes foram orientados sobre os riscos de determinadas condutas, e os responsáveis acionados quando necessário. A articulação entre as forças de segurança e órgãos municipais foi essencial para o êxito da operação.

A operação contou com uma força-tarefa composta pelo 41º Batalhão da Polícia Militar; Polícia Civil, representada pelo delegado Igor Belchior; Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEMUSP), através da Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRAN), coordenada por Antônio Malcher, e da Guarda Municipal, comandada por Diêgo Gomes da Silva. Também participaram ativamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), representada pelo diretor Demerson Printes e dirigida pelo secretário Rubson Rodrigues, além do Conselho Tutelar.

Texto de Patrício Coimbra
Com informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima