Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

PND: veja os gabaritos preliminares da Prova Nacional Docente, conhecida como ‘Enem dos Professores’

PUBLICIDADE

pnd:-veja-os-gabaritos-preliminares-da-prova-nacional-docente,-conhecida-como-‘enem-dos-professores’


Enem dos Professores: prova vai ajudar na seleção de profissionais em todo o país
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (28), as versões preliminares do gabarito das questões objetivas e o padrão de resposta da questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND). Os documentos estão disponíveis no portal oficial do instituto e podem ser consultados aqui.
Os participantes têm o prazo de dois dias para interpor recursos no Sistema PND: entre esta terça e a quarta-feira (29). Segundo o Inep, os resultados dessas solicitações serão divulgados em 10 de novembro, um dia antes da versão final do gabarito.
O resultado final das provas está previsto para 10 de dezembro.
O que é PND? Criada pelo Ministério da Educação (MEC), a PND avalia o nível de conhecimento e a formação de futuros professores nas licenciaturas. Além disso, auxilia estados e municípios na seleção de docentes para suas redes de ensino. O exame integra o programa Mais Professores para o Brasil, que reúne iniciativas de reconhecimento, qualificação do magistério da educação básica e incentivo à docência em todo o país.
Problemas na aplicação da prova
Participantes reclamam de problemas na Prova Nacional Docente 2025.
Reprodução/Redes sociais
Nas redes sociais, participantes criticaram enunciados e estruturas das questões, e relataram problemas na aplicação em alguns dos locais de prova.
Abaixo, confira o que os principais motivos de reclamação e veja o que dizem MEC e Inep, responsáveis pelo exame.
1- Enunciado das questões
Grande parte das reclamações ligadas à PND é de participantes que criticam algumas das questões presentes na prova por:
Situações muito hipotéticas e pouco objetivas.
Contextos administrativos, não conteudistas.
Enunciados grandes, repetitivos e potencialmente confusos.
Situações generalistas e amplamente teóricas.
Internauta comenta sobre a Prova Nacional Docente de 2025.
Reprodução/X
Internauta comenta sobre a Prova Nacional Docente de 2025.
Reprodução/X
Internauta comenta sobre a Prova Nacional Docente de 2025.
Reprodução/X
Internauta comenta sobre a Prova Nacional Docente de 2025.
Reprodução/X
2- Problemas na aplicação
Vídeos gravados na Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, em São Paulo (SP), denunciam a suposta falta de espaço nas salas de aula para comportar todos os participantes. Como resultado, diversos participantes foram alocados em outros ambientes da escola, como pátios e refeitório, com mesas compartilhadas e falta de fiscalização adequada.
Os candidatos reclamaram sobre a falta de infraestrutura das escolas e atrasos durante o processo de aplicação do exame. Outros relatos de problemas também circulam nas redes sociais, inclusive acompanhados de imagens das salas de aplicação e dos cadernos de prova.
Internauta reclama de problemas na Prova Nacional Docente 2025.
Reprodução/Threads
Internautas reclamam de problemas na Prova Nacional Docente 2025.
Reprodução/Instagram
O Ministério da Educação (MEC) foi procurado para comentar sobre os problemas relatados e os riscos de vazamento pelas imagens registradas dentro do ambiente de aplicação, mas não respondeu até a publicação da reportagem.
O que diz o Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o braço do Ministério da Educação responsável pelo exame. Procurado pela reportagem, o Inep informou que tomou as devidas providências e que avalia os relatórios de aplicação para garantir os direitos dos participantes. Confira a nota na íntegra.
Assim que tomou conhecimento dos relatos de possíveis intercorrências na aplicação da Prova Nacional Docente por meio de seu sistema de monitoramento, o Inep notificou a empresa aplicadora – Fundação Getúlio Vargas – para que fossem tomadas todas as providências contratuais previstas.
A empresa aplicadora afirmou que ao ser noticiada pelo Inep adotou de forma imediata ações de remanejamento, buscando assegurar o atendimento a todos.
⁠Os relatórios de avaliação estão sendo minuciosamente analisados para garantir as condições de equidade e pleno direitos dos participantes.
⁠O Inep reitera seu compromisso com a lisura da execução dos seus exames e reforça que serão adotadas todas as medidas necessárias para que nenhum participante seja prejudicado.
O que diz a CNTE
Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) destaca a importância da PND para a valorização dos professores, mas cobra um posicionamento do MEC sobre as situações filmadas durante a aplicação. Cofira um trecho da nota:
No tocante à sua realização, ontem, a CNTE tem recebido diversos vídeos, áudios e mensagens de texto denunciando situações incompatíveis com a aplicação do exame, as quais não se sabem se têm origem no MEC, nas redes de ensino ou na empresa contratada para aplicar a prova, de modo que aguardamos o pronunciamento urgente do Ministério da Educação, a fim de elucidar os diversos problemas que parecem ter ocorrido em diferentes lugares.
Reiteramos a importância da PND como etapa da valorização da carreira docente, sobretudo para superar os altos índices de contratos temporários no magistério, e esperamos que a confiabilidade neste processo de seleção de professores seja plenamente garantida, buscando, assim, a adesão de mais redes de ensino no país.

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima