Ação da Assistência Social, em parceria com órgãos públicos, garantiu acesso a direitos e mais de 550 pessoas foram beneficiadas em dois dias de iniciativa cidadã.
Nos dias 1º e 2 de julho, foi realizada uma ação integrada no Shopping Popular de Oriximiná, que resultou em 555 atendimentos voltados à garantia de direitos, cidadania e inclusão social. A atividade foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com a administração do Shopping Popular, setor de Registro Civil, Sistema Nacional de Emprego (SINE) e Caixa Econômica Federal. A ação teve como objetivo ampliar o acesso da população a serviços públicos essenciais, concentrando atendimentos em um único local e promovendo agilidade e praticidade aos usuários.


Entre os serviços ofertados estiveram: entrega e desbloqueio do cartão Bolsa Família e Caixa Tem; cadastramento de senha, biometria e solicitação de segunda via de cartão; consultas ao PIS, FGTS, Seguro Desemprego e Bolsa Verde; atualização do Número de Identificação Social (NIS); orientações sobre o programa Pé de Meia; além do atendimento para o Cadastro Único, porta de entrada para benefícios sociais do Governo Federal.


O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também esteve presente com orientações sobre programas e benefícios socioassistenciais. No âmbito do registro civil, foram emitidas 1ª e 2ª vias do RG. O SINE realizou emissões de CPF e orientações sobre a Carteira de Trabalho Digital. As equipes técnicas atuaram de forma articulada para garantir acolhimento, agilidade e qualidade no atendimento à população, com foco na promoção do acesso a direitos e no fortalecimento das políticas públicas.

Texto de Patrício Coimbra
Foto: Secretaria Municipal de Assistência Social