Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Qual será a sua palavra de 2026?

PUBLICIDADE

qual-sera-a-sua-palavra-de-2026?

Na minha insônia de ontem, tive um pequeno estalo: a minha será aventura.

Faz alguns meses que sinto uma coceirinha insistente do tipo “preciso viajar”. As promoções — reais ou imaginárias — da Black Friday só atiçaram ainda mais esse bichinho. E, no meio da madrugada, acabei ouvindo um episódio do podcast do Tim Ferriss em que ele revisita um capítulo do seu primeiro livro justamente sobre mini sabáticos.

A provocação dele é simples e certeira: por que as pessoas esperam chegar aos 70 anos (vulgo aposentadoria) para fazer as viagens que sempre sonharam? Segundo ele, às vezes esses sonhos nem custam tanto quanto imaginamos — é mais sobre escolhas do que sobre impossibilidades.

Pense: quanto você gasta em uma semana de restaurantes? Se você for gulosa como eu, talvez isso já renda uma bela parcela de um Airbnb.

Um dos meus planos de aposentadoria é viver pequenas temporadas mergulhada em culturas diferentes. Me imagino passando um mês na França para aprimorar meu francês macarrônico de quinta série enquanto aprendo a fazer pães. Depois, um mês ensolarado na Tailândia, surfando e fazendo yoga. Outro mês em Munique, tomando (cerveja e) vergonha na cara ao aprender a língua da minha segunda cidadania. E por aí vai.

Planos lindos. Mas beeem futuros.

O que mudou nos últimos dias foi justamente a pergunta que não quer calar: “Por que não agora?”

Como 10 dias não fariam nem cócegas no meu parlez français — e meu orçamento de começo de ano não está lá essas coisas — comecei a cogitar dar um tapa no meu espanhol mesmo, aqui pela América Latina.

Pensando em cidades seguras para mulheres viajando sozinhas, o ChatGPT sugeriu Uruguai ou Costa Rica. Confere, produção? Estou buscando uma experiência que junte aprendizado, cultura, trabalho remoto (aka internet boa), beleza natural e aqueles centrinhos charmosos que dão vontade de caminhar sem destino.

Ficou com gostinho de “quero também”?

Então não deixa essa vontade escapar pela fresta do calendário. A Black Friday ainda respira — e 2026 está logo aí.

Que tal começar o ano com um pouco mais de aventura?

#Aventura2026 #MiniSabático #ViagemSolo #AprendizadoContínuo

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima