Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

STF começa a interrogar réus do núcleo 1 da tentativa de golpe

PUBLICIDADE

Notícias

Repórter Brasil Tarde 09/06/2025 – 12:45

O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a interrogar nesta segunda-feira (9/6) os oito réus do núcleo 1, o núcleo crucial, da tentativa de golpe de estado. Entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Essa fase da ação penal acontece após o depoimento das 52 testemunhas de acusação e de defesa 

O presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, reservou cinco dias para os interrogatórios dos réus. O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, os advogados de defesa e eventualmente demais ministros da Primeira Turma farão as perguntas. 

Um detalhe é que todos os réus, apesar de estarem no mesmo espaço, estão impedidos de se comunicar. Eles ficarão dispostos por ordem alfabética. Jair Bolsonaro deve ficar sentado entre seu ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o general Augusto Heleno. 

Os réus serão interrogados na seguinte ordem:

– Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e também delator no caso;
– Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
– Anderson Torres,  ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
– Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
– Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
– o ex-presidente Jair Bolsonaro;
– Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
– Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato a vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022. Já preso de forma preventiva, Braga Netto será o único ouvido por videoconferência.

Todos os réus devem comparecer desde o primeiro dia, uma vez que não há um tempo definido para cada interrogatório. Pode durar até menos de um minuto, caso o depoente decida ficar em silêncio, direito garantido pela lei para não criar provas contra si mesmo. A PGR aponta o cometimento de quatro crimes pelos réus, que são abolição violenta do estado de direito, dano qualificado, organização criminosa e deterioração do patrimônio tombado. Se condenados, as penas podem ultrapassar os 30 anos de prisão. 
 

09/06/2025 – 15:05

Tags: 
denúncia bolsonaro tentativa de golpe trama golpista jair Bolsonaro STF

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima