Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

USP é a melhor universidade da América Latina, aponta ranking de consultoria britânica

PUBLICIDADE

usp-e-a-melhor-universidade-da-america-latina,-aponta-ranking-de-consultoria-britanica

A Universidade de São Paulo (USP) foi a universidade latino-americana mais bem classificada no THE World University Rankings, um dos principais rankings universitários internacionais, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE) e divulgada nesta quinta-feira, 9. A USP ficou no grupo que engloba as posições de 201º a 250º – o ranking classifica individualmente as primeiras 200 e, depois disso, deixa as universidades em grupos.

Depois da USP, as universidades da América Latina que aparecem nas posições mais altas são a Unicamp (no grupo 351º a 400º) e a Pontifícia Universidade Católica do Chile (no grupo 401º a 450º). No total, o Brasil teve 59 instituições avaliadas.

USP aparece na posição mais alta entre as universidades latino-americanas no ranking da consultoria britânica
USP aparece na posição mais alta entre as universidades latino-americanas no ranking da consultoria britânica

A USP melhorou em 9 dos 18 indicadores adotados pelo ranking entre 2024 e 2025: reputação acadêmica, número de doutores titulados, orçamento, relação doutorados/bacharelados, reputação em pesquisa, investimentos em pesquisa, número de estudantes estrangeiros, colaboração internacional e captação de recursos da indústria.

Separando por áreas de conhecimento, o principal destaque da USP foi a faculdade de Direito, considerada a 58ª melhor do mundo. Os campos de artes e humanidades, ciências da saúde, ciências da educação e ciências sociais também foram avaliados entre os 100 melhores globalmente.

Na edição deste ano, o ranking avaliou cerca de 2.100 instituições de ensino superior de 115 países. A avaliação levou em conta 18 indicadores, agrupados em cinco eixos: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade da Pesquisa, Indústria e Internacionalização.

“Neste ano, o destaque positivo desse ranking fica para o eixo Ensino, em que melhoramos em 4 dos 5 indicadores e subimos da 78ª para a 68ª colocação global nessa dimensão. No eixo Ambiente de Pesquisa, estamos na 107ª posição global e no eixo Indústria, na 128ª colocação”, afirmou a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Fátima Nunes.

A primeira colocada no ranking foi a universidade de Oxford, no Reino Unido, seguida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, e a também britânica Cambridge. No top 10, sete são americanas. Veja a seguir:

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima