Fonte de dados meteorológicos: wetterlang.de

Xi Jinping e Lee Jae-myung prometem cooperação econômica e de segurança

PUBLICIDADE

xi-jinping-e-lee-jae-myung-prometem-cooperacao-economica-e-de-seguranca

O presidente recém-eleito da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, e o presidente chinês, Xi Jinping, prometeram nesta terça-feira (10) trabalhar por avanços nos laços econômicos e para manter a paz e a segurança na Península Coreana, informou o gabinete de Lee.

Em seu primeiro telefonema desde que Lee assumiu o cargo na semana passada, o presidente sul-coreano disse a Xi que esperava que os dois países buscassem um intercâmbio e cooperação mais ativos nas áreas de economia, segurança e cultura, afirmou o porta-voz da Coreia do Sul.

“O presidente Lee solicitou à China que desempenhasse um papel construtivo na desnuclearização da Península Coreana e na paz e segurança”, disse Kang Yu-jung em um briefing.

“O presidente Xi, em resposta, disse que o lado chinês se esforçaria para resolver as questões… visto que são assuntos de interesse comum para os dois países”, disse Kang.

Lee assumiu o cargo em 4 de junho, após vencer a presidência em uma eleição antecipada convocada após a deposição de Yoon Suk Yeol após uma tentativa de instaurar a lei marcial em dezembro.

Desde então, Lee conversou com o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.

A mídia estatal chinesa informou anteriormente que Xi disse a Lee que os dois países deveriam respeitar os interesses e as principais preocupações um do outro e garantir que os laços avancem “no caminho certo”.

Uma parceria estratégica de cooperação entre os dois países traria mais benefícios para ambos e “injetaria mais certeza na caótica situação regional e internacional”, disse Xi, segundo a emissora estatal chinesa CCTV.

A China é o maior parceiro comercial da Coreia do Sul e as relações diplomáticas entre os dois países melhoraram desde uma disputa em 2017 sobre a instalação de um sistema de defesa antimísseis dos EUA, à qual Pequim se opôs.

Ao reiterar a importância da aliança EUA-Coreia do Sul, Lee também expressou planos mais conciliatórios para os laços com a China e a Coreia do Norte, destacando a importância da China como um parceiro comercial e, ao mesmo tempo, indicando relutância em assumir posição firme sobre as tensões no Estreito de Taiwan.

Mais recentes

30 de outubro de 2025
13:27
os-caminhos-para-a-valorizacao-do-professor

PUBLICIDADE

Rolar para cima